Podemos montar um Jogo de Tabuleiro envolvendo perguntas de Matemática (de qualquer nível). É preciso pensarmos na Dinâmica do Jogo. Primeiro, preparamos diversas cartas contendo as questões. Algumas dicas, para cada questão, podem ser incluídas. Três é um número bom.

O tabuleiro pode ser virtual, uma folha de papel em branco (A4 ou A3), acrescido de uma dose de RPG. A pontuação de cada equipe - que pode ser um valor positivo ou negativo - funciona como a quantidade de "casas" percorridas. Acertar aumenta e errar diminui o número de pontos. A equipe com MAIOR pontuação tem o objetivo (ético) de ajudar a equipe com MENOR pontuação. O objetivo final do jogo é registrar um placar recorde. O placar contém a soma das pontuações de todas as equipes.

Como e por que uma equipe deve auxiliar a outra? Primeiro, porque esta ação vai favorecer todo o grupo. O que é bom para o grupo é bom, também, para todas as equipes. Mas, como colocar em prática este auxílio? O auxiliador poderá resolver, no papel, um exercício similar, mas com números/funções distintas. Se o auxiliado acertar, ambos ganham pontos.

É importante ter um número bem grande de questões, ao redor de 1.000. Espera-se que, ao jogar o Tabuleiro Virtual de Matemática, os participantes reforcem o aprendizado, aumentando o entusiasmo com a Matemática!